Powered By Blogger

domingo, 12 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES ESPÍRITAS: Parábola do Semeador

O Semeador, Van Gogh - óleo sobre tela, Museu Van Gogh, Amsterdan, Olanda


Capítulo 17 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - Sede Perfeitos - item 5 e 6 - A Parábola do Semeador.

Conta Jesus que O SEMEADOR saiu a semear, e as sementes caíram em solos de diferentes qualidades. Algumas devoradas, outras pereceram, outras sufocadas, mas algumas caíram em solo fértil e produziram conforme espera-se das sementes.

O SEMEADOR da parábola é todo MESTRE que deposita no solo do mundo os seus ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS que são representados pelas sementes... 

Já os diferentes tipos de SOLO em que essas sementes caem, são exatamente o nosso ESPÍRITO em diferentes fases de evolução ou nivel de compromisso com a própria iluminação.
 
“Algumas sementes caíram a beira do caminho e os pássaros as devoraram” – Esse solo representa cada um de nós que simplesmente não dá importância para a vida espiritual, deixando isso de lado, a beira do caminho....
 
Quantos de nós nos deixamos levar pela correria do dia a dia iludidos de que a vida material é a única que existe, distraídos de que a verdade é que somos ESPIRITOS em experiência na matéria, e portanto os ensinamentos espirituais valem por roteiro divino para nossa vida imortal?
 
Abandonamos os ensinamentos da religião, da filosofia ou da espiritualidade em geral a beira do caminho e corremos em busca de fama, destaque, riquezas, prestigio, gozos e outras ilusões, e ai de quem se colocar em nosso caminho...

JESUS em seu roteiro libertador ensina AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, exterminando o egoísmo em nós mesmos, e fazendo-nos valorizar o AMOR QUE SOBREVIVE A TUDO em detrimento das ilusões imediatistas da vida material.

“Outras sementes germinaram entre as pedras, mas sem elementos para enraizarem, pereceram ao sol”... Esse solo somos nós, naquela atitude de reconhecer que o ensinamento é justo, bonito, importante... mas temos mais o que fazer em nossa vida e vamos adiando nosso ESCLARECIMENTO ESPIRITUAL para a velhice ou para “quando der tempo”
 
Permitimos que o sol da dúvida calcine entre as pedras de nosso desleixo os primeiros brotos da nossa espiritualidade, relegando a nossa EVOLUÇÃO ESPIRITUAL para o futuro, para outras pessoas, um guru, um padre, um amigo... como se fosse possível entregar a tarefa do SEU CRESCIMENTO para outras pessoas...

JESUS ensinando o AMOR INCONDICIONAL, AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS coloca como nossa diretriz primeira a própria iluminação, tornando-nos responsáveis por nossas obras.

“Outras sementes caíram entre os espinhos que as sufocaram” – Os espinheiros representam nessa parábola as nossas imperfeições, que muitas vezes superam o nosso desejo ainda débil de aplicarmos os ensinamentos espirituais em nossas vidas.

Passamos tanto tempo da existência acreditando que viemos ao mundo para USUFRUIR E GOZAR que o egoísmo, o orgulho e a vaidade se agigantaram em nossa alma. Nesse canteiro árido, as sementes de MUDANÇA ESPIRITUAL geralmente são sufocadas, impedindo nosso crescimento.

Não há vítimas! Se demos guarida ao egoísmo e ao orgulho no solo de nossa alma ainda é a nós que cabe extirpar os espinhos produzidos por eles. Por isso para que comecemos a nos auto-iluminar, é indispensável uma luta sem trégua contra os pensamentos limitadores que sufocam a nossa libertação.

Raiva, medo, ressentimento, ódio, desejo de vingança são espinhos da alma que fazem perecer as sementes do AMOR. Aquele que deseja crescer espiritualmente para a FELICIDADE deve delicadamente e com determinação cuidar de si mesmo, retirando um a um esse pensamentos e sentimentos filhos do EGOISMO e do ORGULHO que já viveram tempo demais conosco fazendo estrago... a hora é de renovação!

JESUS o Mestre incomparável ensinou-nos que SE NOS TORNARMOS PUROS COMO UMA CRIANÇA mereceremos o reino de Deus. Que o trabalho de purificação comece ainda hoje através do trabalho do AMOR e do AUTO-AMOR.

Outras sementes caíram porém caíram em solo fértil, e produziram frutos para alimentar multidões... Você e eu somos esse solo! Porque não temos apenas imperfeições, temos também qualidades capazes de multiplicar os benefícios dos ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS a nosso favor e a favor dos que nos cercam...

A diferença entre a aridez da alma e a produtividade é a simples ADESÃO AO BEM – o nosso comprometimento de alma e coração para com o próprio crescimento. Para tanto o que DEUS espera de você é simplesmente a mobilização de sua VONTADE DE SER FELIZ porque é para isso que o ENSINAMENTO ESPIRITUAL chega em nossas vidas: PARA NOS TORNAR FELIZES.

Um sentimento comum, uma única meta, nos une a todos presentes neste espaço: TODOS QUEREMOS SER FELIZES! Usamos esse desejo entre erros e desacertos, enganados e equivocados confundindo o transitório com o imperecível... até um dia em que a nossa ALMA SE ABRE POR INTEIRO – Eu quero é ser feliz!

“E o que recebeu a semente em boa terra, este é o que ouve a palavra e a entende, e dá fruto, e assim um dá cento, e outro sessenta, e outro trinta por um”. – O EVANGELHO DE JESUS nos ensina algumas dezenas de lições que podem ser resumida em uma apenas: AMA! AMA a você! AMA ao outro! AMA a DEUS! Faça algo para ser feliz; AMA.

O ensinamento do Cristo Jesus foi simples e objetivo: o AMOR é capaz de nos tornar felizes desde já! É ele quem recolhe as sementes do caminho e as fazem germinar e produzir os frutos da felicidade...

O ensinamento do Cristo Jesus foi simples e objetivo: o AMOR é capaz de nos tornar felizes desde já! É o AMOR quem retira com dedicação as pedras da dúvida e revela o solo da fé, possibilitando a germinação nutritiva das sementes do bem no canteiro do nosso coração.

O ensinamento do Cristo Jesus foi simples e objetivo: o AMOR é capaz de nos tornar felizes desde já! Somente o AMOR dedicado e tenaz toma para si a tarefa de extirpar do solo os espinhos venenosos das nossas imperfeições, purificando o vaso gentil de nossas almas para que a semente viceje em promessas de produtiva alegria.

O ensinamento do Cristo Jesus foi simples e objetivo: o AMOR é capaz de nos tornar felizes desde já! É a adesão incondicional ao AMOR que materializa a FELICIDADE em nossas vidas na confiança de que SENDO FILHOS E FILHAS DE DEUS somos herdeiros de tudo o que é dEle, e podemos tomar POSSE DESSA HERANÇA AGORA assumindo essa divina paternidade para nos tornarmos ricos de possibilidades de SUCESSO E PAZ.

DEUS o divino semeador saiu a semear. Ele não regateia seus esforços, ele não pergunta se vocês está pronto, ele não escolhe onde vai lançar suas benção... Pródigo, generoso e confiante no solo que é seu coração, ele simplesmente SAI A SEMEAR...

A Providência Divina distribui a todos sem exceção a benção do cuidadoso amor de DEUS para que tomemos posse dele e sintamos seus efeitos salutares. O seu momento é agora, seu coração está cheio de desejo de crescer e ser feliz! Esses são os nutrientes necessários para que as SEMENTES DO AMOR DE DEUS façam o seu trabalho. AMA! E tudo o mais lhe será dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário