domingo, 13 de setembro de 2009
REFLEXÕES ESPÍRITAS - Os sãos não precisam de médico.
Tema: Capítulo XXIV de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO de Allan Kardec – A candeia debaixo do alqueire – itens 11 e 12 – OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO
Fonte: Ante o Divino Médico - em LIVRO DA ESPERANÇA, de autoria de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel - Editora CEC.
“Não são os que gozam de saúde que precisam de médico”. JESUS - MATEUS, 9: 12.
“Jesus se acercava. principalmente, dos pobres e dos deserdados, porque são os que mais necessitam de consolações; dos cegos dóceis e de boa-fé, porque pedem se -lhes dê a vista e não dos orgulhosos que julgam possuir toda a luz e de nada precisar.” - Cap. 25, 12.
“Milhões de nós outros, - os espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, somos almas enfermas de muitos séculos.” (Emmanuel)
Por esse motivo os espíritos costumam dizer que a Terra é um grande PLANETA HOSPITAL-ESCOLA em que nossas almas buscam a saúde integral através do aprendizado do equilíbrio. Vivemos tempos maravilhosos de longevidade em que a medicina descortina novos medicamentos e técnicas variadas a vim de nos prolongar a juventude, a vida do corpo tanto quanto erradica doenças antes impossíveis de serem dominadas.
Cada vez mais aprendemos no estudo da natureza as incríveis possibilidades de conservarmos a nossa vida biológica, garantindo a saúde do corpo através de nutrição e atividades saudáveis.
Ainda assim somos na Terra milhões de doentes... isso porque a SAÚDE INTEGRAL inclui estarmos em equilíbrio com nossa AFETIVIDADE amando o amor que temos e o que não temos...
SAÚDE também é vivermos em equilíbrio com a FAMÍLIA que temos e com a que desejaríamos ter...
SAÚDE é vivem em pleno equilíbrio entre o DINHEIRO que temos e o que não temos.
SAÚDE é estarmos equilibrados em nosso CAMPO PROFISSIONAL produzindo perante a atividade que ocupamos, em paz com a que desejaríamos ocupar...
SAÚDE é estar equilibrado também perante o SEXO e o aconchego do envolvimento afetivo que amealhamos para nós sem conflitos com a que fantasiamos necessárias...
SAÚDE é o equilíbrio da convivialidade na COMUNIDADE em que a vida nos situa sem os atritos da antipatia em frustrações com o meio que sonhamos viver...
Fica fácil então entender que SAÚDE é um conceito amplo que hoje chamamos de SAÚDE INTEGRAL e que, quando avaliamos todas as suas variáveis nos parece impossível de alcançar na Terra. Eis porque somos milhões de doentes... fustigados por sofres, sofrimentos e carências nesta ou naquela área da vida.
“Carregando débitos e inibições, contraídos em existências passadas ou adquiridos agora, proclamamos em palavras sentidas que Jesus é o nosso Divino Médico. E basta ligeira reflexão para encontrar no Evangelho a coleção de receitas articuladas por ele, com vistas à terapia da alma.” (Emmanuel)
Deus em sua Misericórdia infinita apiedado de nossa miséria espiritual enviou à Terra seu Filho Bem amado que também é conhecido como O MÉDICO DAS ALMAS a fim de que nos socorresse em nossa precária saúde espiritual...
Jesus trouxe para nós todo um programa de SAÚDE DO ESPÍRITO e o seu Evangelho é sublime repertório de diretrizes e consolações para os males de nossa vida, conforme afirma o benfeitor Emmanuel: “Todas as indicações do sublime formulário primam pela segurança e concisão.”
– EGOISMO: DOENÇA DA ALMA QUE NOS IMPEDE DE VIVER A FRATERNIDADE PURA...
“Nas perturbações do egoísmo: “faze aos outros o que desejas que os outros te façam.” - (Emmanuel)
– CÓLERA: CRISE DE ANIMALIDADE E VIOLÊNCIA QUE NOS CEGA ATIRANDO-NOS AO ABISMO DO ISOLAMENTO...
“Nas convulsões da cólera: “na paciência possuirás a ti mesmo.” - (Emmanuel)
- REVOLTA: ACHAQUE DO ORGULHO E PRETENSÃO DE FAMSO MERECIMENTO QUE NOS ROUBA A CONQUISTA DA HUMILDADE...
Nos acessos de revolta: “humilha-te e serás exaltado.” (Emmanuel) -
- VAIDADE: DEMÊNCIA DO SENSO DE REALIDADE EM QUE NOS ILUDIMOS SER O QUE NÃO SOMOS DESVIADOS DA REALIDADE BOA E SMPLES.
“Na paranóia da vaidade: “não entrarás no Reino do Céu sem a simplicidade de uma criança .” - (Emmanuel)
- DISSIMULAÇÃO: MOLÉSTIA DO CARÁTER QUE AFASTA-NOS DO APRENDIZADO ROUBANDO-NOS O PRESENTE PELO MEDO E ANSIEDADE DE SERMOS DESCOBERTOs TAIS QUAIS SOMOS...
“Na paralisia de espírito por falsa virtude “se aspiras a ser o maior, sê no mundo o servo de todos.” - (Emmanuel)
- ÓDIO: CÂNCER DO AFETO QUE SUFOCA AS CÉLULAS BENIGNAS DO AMOR INTOXICANDO AS RELAÇÕES NO PATROCÍNIO DA SOLIDÃO...
“Nos quistos mentais do ódio: “ama os teus inimigos.” - (Emmanuel)
IGNORÂNCIA: METÁSTASE DA PREGUIÇA E DO COMODISMO QUE ROUBA DA CRIATURA O PRAZER DE APRENDER E CRESCER PARA VIVER MAIS E MELHOR.
“Nos delírios da ignorância: “aprende com a verdade e a verdade te libertará.”- (Emmanuel)
OFENSA: TRANSTORNO DA COMPREENSÃO QUE CRONICIFICA A VIOLÊNCIA NAS LOUCURAS DA VINGANÇA.
“Nas dores por ofensas recebidas: “perdoa setenta vezes sete.” - (Emmanuel) DESESPERO: ENTORPECIMENTO DA CONFIANÇA NA JUSTIÇA E SOLICITUDE DIVINAS QUE AMPARAM E CONSOLAM A NOSSA VIDA EM CADA LANCE, DANDO A CADA UM CONFORME AS SUAS OBRAS.
“Nos desesperos provocados por alheias violências: “ora pelos que te perseguem e caluniam.” - (Emmanuel)
INCERTEZA: SÍNDROME DA CARÊNCIA DE FÉ NA DIVINA PROVIDÊNCIA QUE FAZ O FILHO DE DEUS AGIR NO MUNDO COMO SE NÃO TIVESSE UM PAI CELESTIAL.
“Nas crises de incerteza, quanto à direção espiritual: “se queres vir após mim, nega a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me.”- (Emmanuel)
Eis então a boa notícia: JESUS, O DIVINO MÉDICO DAS ALMAS VEIO À TERRA POR
TODOS NÓS: “Nós, as consciências que nos reconhecemos endividadas, regozijamo-nos com a declaração consoladora do Cristo: - “Não são os que gozam de saúde os que precisam de médico.” - (Emmanuel)
E se não somos capazes de guardar todos esses sagrados remédios ao alcance da nossa alma em cada lance de nossa existências lembremos que JESUS no deixou porém o CURA TUDO DA ALMA, aquele medicamento universal capaz de erradicar todas as dores, suavizar todos os sofrimentos, devolver-nos a saúde suficiente para prosseguirmos a nossa jornada... ESSE REMÉDIO É O AMOR!
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS receitou o sábio doutor Jesus. Mas é importante que saibamos que NEHUMA DOENÇA PODE SER CURADA SE INSISTIRMOS EM MANTER A RECEITA
NO BOLSO SEM INGERIRMOS AS DOSES NECESSÁRIAS DO REMÉDICO CURATIVO...
É necessário que façamos uso PROFILÁTICO desse elixir – O AMOR – diariamente, sem limites de dosagem... Agora mesmo há sob nosso teto alguém a quem o nosso amor pode fazer grande diferença...
Em todos os instantes o AMOR é remédio aplicável, até mesmo na solidão podemos fazer uso dele, elevando a DEUS uma prece por aqueles que amamos ou por aqueles que ainda não aprendemos a amar.
No trabalho O AMOR dulcifica as relações e potencializa a afetividade...
Na família O AMOR cauteriza feridas e promove o bem estar...
Na sociedade O AMOR estabelece laços de fraternidade entre desconhecidos ampliando os tesouros do afeto...
SEMPRE O AMOR A NOS CURAR... SEMPRE O AMOR COMO SOLUÇÃO.
Para finalizar examinemos este parágrafo do benfeitor Emmanuel:
“Sim, somos espíritos enfermos com ficha especificada nos gabinetes de tratamento, instalados nas Esferas Superiores, dos quais instrutores e benfeitores da Vida Maior nos acompanham e analisam ações e reações, mas é preciso considerar que o facultativo, mesmo sendo Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode salvar o doente e nem auxiliá-lo de todo, se o doente persiste em fugir do remédio.” - (Emmanuel)
Texto sob reflexão: Ante o Divino Médico
“Não são os que gozam de saúde que precisam de médico”. JESUS - MATEUS, 9: 12.
“Jesus se acercava. principalmente, dos pobres e das deserdados, porque são os que mais necessitam de consolações; dos cegos dóceis e de boa-fé, porque pedem se -lhes dê a vista e não dos orgulhosos que julgam possuir toda a luz e de nada precisar.” - Cap. 25, 12.
Milhões de nós outros, - os espíritos encarnados e desencarnados em serviço na Terra, somos almas enfermas de muitos séculos. Carregando débitos e inibições, contraídos em existências passadas ou adquiridos agora, proclamamos em palavras sentidas que Jesus é o nosso Divino Médico.
E basta ligeira reflexão para encontrar no Evangelho a coleção de receitas articuladas por ele, com vistas à terapia da alma. Todas as indicações do sublime formulário primam pela segurança e concisão.
Nas perturbações do egoísmo: “faze aos outros o que desejas que os outros te façam.”
Nas convulsões da cólera: “na paciência possuirás a ti mesmo.”
Nos acessos de revolta: “humilha-te e serás exaltado.”
Na paranóia da vaidade: “não entrarás no Reino do Céu sem a simplicidade de uma criança.”
Na paralisia de espírito por falsa virtude “se aspiras a ser o maior, sê no mundo o servo de todos.”
Nos quistos mentais do ódio: “ama os teus inimigos.”
Nos delírios da ignorância: “aprende com a verdade e a verdade te libertará.”
Nas dores por ofensas recebidas: “perdoa setenta vezes sete.”
Nos desesperos provocados por alheias violências: “ora pelos que te perseguem e caluniam.”
Nas crises de incerteza, quanto à direção espiritual: “se queres vir após mim, nega a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me.”
Nós, as consciências que nos reconhecemos endividadas, regozijamo-nos com a declaração consoladora do Cristo:
- “Não são os que gozam de saúde os que precisam de médico.”
Sim, somos espíritos enfermos com ficha especificada nos gabinetes de tratamento, instalados nas Esferas Superiores, dos quais instrutores e benfeitores da Vida Maior nos acompanham e analisam ações e reações, mas é preciso considerar que o facultativo, mesmo sendo Nosso Senhor Jesus Cristo, não pode salvar o doente e nem auxiliá-lo de todo, se o doente persiste em fugir do remédio.
Ante o Divino Médico - de: LIVRO DA ESPERANÇA, de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo Espírito Emmanuel.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
com certeza é uma lição de vida.
ResponderExcluirse nos contássemos entre os humildes e procurássemos pelo remédio divino nos elevaríamos mais moralmente a cada momento
bjo andré
Obrigada pela Imensa Ajuda e Auxílio com estas Explanações Esclarecedoras ao Estudo que farei, com Irmãos que assim como eu, necessitam de mais LUZES!!!!!! Ednamar
ResponderExcluir